Como escolher um nicho lucrativo: 6 etapas essenciais

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Escolha um nicho lucrativo
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A escolha de um nicho lucrativo é o primeiro passo para o sucesso de qualquer negócio online. Provavelmente você já ouviu alguém dizer o quanto os negócios online podem ser lucrativos e também você já deve ter observado quantas pessoas estão ganhando dinheiro trabalhando pela internet no conforto de suas casas.

Sim, é verdade! Mas se você deseja trabalhar com negócios online, e realmente ganhar dinheiro, você precisa definir claramente um nicho para atuar. Para isso, existem etapas essenciais que você deve cumprir para encontrar seu nicho lucrativo.

Para quem está iniciando, definir um nicho específico para atuar no mercado online pode parecer um pouco contraditório. Afinal, ao restringir o foco, você está se limitando a perspectivas que se encaixam em um determinado grupo de pessoas com características específicas.

Não seria melhor oferecer uma maior variedade de produtos para uma grande quantidade de pessoas?

Se você é o Wal-Mart, este não é um caminho ruim a ser seguido. Mas para o resto de nós, é muito difícil atrair pessoas com interesses e necessidades diferentes. Porém, se você se concentrar em um pequeno grupo, você pode atender melhor esse público, oferecer produtos que realmente atendam às suas necessidades e, assim, suas vendas vão decolar. Este é o pulo do gato!

Agora que você sabe por que trabalhar com nichos é importante, vamos explorar como escolher nichos lucrativos. Para que um nicho faça o dinheiro cair em sua conta você tem que seguir algumas dicas importantes:

1. Escolha algo que te interessa

A escolha do seu nicho deve ser algo em que você esteja verdadeiramente interessado. Este será um assunto com o qual você estará trabalhando, possivelmente, por muito tempo dependendo da sua estratégia de marketing.

Se um nicho de alguma forma não te atrai, você provavelmente não terá sucesso com ele e vai desistir rápido. Portanto, escolha algo que faça sentido para você e que te dê prazer em desenvolver.

2. Verifique se existe público para o seu nicho

Para que seu nicho seja lucrativo deve existir uma audiência suficiente para ele. Isso significa que deve haver um número razoável de pessoas interessadas e que buscam informações sobre o assunto do seu nicho. Sem audiência, você não terá ninguém para vender.

O público alvo do seu nicho também deve estar disposto e capaz de comprar online. Existem alguns nichos que, obviamente, não seriam uma boa opção para fazer vendas online. Portanto, faça pesquisas em redes sociais, também no Google ou Bing e verifique se existe audiência para seu nicho.

3. Analise a concorrência

Pesquise e verifique se o nicho que você pretende atuar não esteja saturado. Isso significa que não deve haver muitas outras pessoas ou empresas que atendam ao mesmo nicho. Quanto menos concorrentes estiverem visando o mesmo grupo, maiores serão suas chances de sucesso. Caso existem muitos concorrentes em seu nicho, mas você entende que ainda pode ter bons lucros, crie um diferencial para seu negócio. Veja o que sua concorrência não faz e ofereça ao seu público.

4. Escolha algo duradouro

Um bom nicho deve ser sempre algo duradouro ou com tendência crescente ao longo do tempo. Os nichos duradouros fornecem o melhor potencial de renda de longo prazo. As tendências “que estão na moda” oferecem um tremendo potencial de renda no início, mas podem ou não aguentar o teste do tempo. Você pode trabalhar com qualquer tipo, mas se você estiver seguindo as tendências, esteja preparado para mudar quando você achar que seu nicho atual está em declínio.

Você pode explorar tendências no Google Trends: https://trends.google.com.br/trends/

5. Pesquise sobre o seu nicho

Depois de ter encontrado um assunto que lhe interessa, você pode começar a fazer algumas pesquisas para determinar se será ou não um bom nicho. Uma boa ferramenta para este propósito é a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords. Basta digitar a ideia do assunto, e você receberá uma lista de palavras-chave relacionadas, juntamente com um gráfico de barras que indica a quantidade de concorrência para a palavra-chave e seu volume de pesquisa. Os melhores nichos têm baixa concorrência e alto volume de pesquisa.

Pesquise sobre o seu nicho no Keyword Planner do Google: https://adwords.google.com/ko/KeywordPlanner

6. Procure produtos para se afiliar e vender

Quando você encontrar um nicho que te interessa e que você acredita ser lucrativo, cadastre-se nas plataformas de afiliados para procurar produtos relacionados ao seu nicho. No Brasil as três principais plataformas são a Monetizze (minha preferida), a Hotmart e a Eduzz.

Depois de se cadastrar nessas plataformas procure bons produtos que interessam ao seu público alvo. Então, você deverá se afiliar a esses produtos para oferece-los à sua audiência. Não se esqueça, procure bons produtos. Analise se você compraria determinado produto antes de oferecer ao seu público.

Leia mais sobre isso: Plataformas de afiliados

Concluindo

Não há garantias de que qualquer nicho seja um vencedor. Mas se você fizer uma pesquisa antes de definir seu nicho e trabalhar com dedicação, você pode aumentar suas chances de sucesso, especialmente com marketing afiliados.

Você também pode atuar em vários nichos. Mas cada nicho precisa de seu próprio site e / ou blog, sua própria lista de leads e seus próprios produtos para você promover.

Se você já foi um afiliado durante algum tempo, certamente ouviu essas dicas. Mas é surpreendente a quantidade de afiliados que desistem simplesmente porque não fizeram a lição de casa deixando de definir corretamente o seu nicho. Seu nicho não é apenas uma categoria de produto, mas ele é algo em que você deve lançar seus esforços de marketing para alcançar um segmento de mercado específico.

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